segunda-feira, 30 de novembro de 2015

{Conteúdo Pessoal}{CESAR FERNANDO LEROY}{0180}

                 Brasil de 2015
                      {0180}
     Vilarejo da concordância
Enquanto não contamos á continuação da historia do reino do bem?
Falemos sobre nossas produções de alimentos e altos custos de produção de 2015!
Nos tempos nem tão distantes ainda me lembram!
Á safra de arroz minha família e eu, debulhávamos batendo á palha com os grãos de arroz ainda nos cachos para que ele caísse na lona de náilon, onde usávamos um tambor de latão, mais me lembro bem que nos tempos que viemos de porto feliz para Itapetininga, tinha um senhor que já é falecido, e á primeira lembrança que tenho dos tempos que cheguei em Itapetininga, é deste senhor onde o chamavam de João Cavalo, ele estava colhendo á safra de arroz daquele tempo nem tão distante, e debulhava os Grãos em um jirau feito de Bambu, onde batia o arroz que passava entre as frestas do bambu bem amarrados com cipó prata!
Sem duvidas o senhor João Cavalo era bem mais evoluído que nos porto felicenses!
O sistema dele era bem melhor que o tambor de lata?
O senhor João cavalo morava ao lado do rebeirão da lagoa, e ainda me lembro bem, nos passamos por dentro das rasas águas do pequeno riacho da lagoa!
Onde cuja historia contada por outro senhor João, á passagem só era possível por conta do paredão que levava ás águas da lagoa para o monjolo de farinha de milho do senhor Marciano, aquela barragem fazia com que á areia se acumulasse bem no local de acesso do bairro do são roque para o antigo bairro dos colaço, que hoje tem o nome de bairro do canta galo!
Naqueles temos não se tinham muitos tratores fabricados, e á grande parte de pessoas  plantavam graças as pareias de equinos ou muares!
Nos mesmos tivemos vê vender um264 da messey Ferguson para poder comprar o primeiro sitio do senhor Elpidio!
Á casa ainda era de taipa e Barro, mais já era uma casa moderna para aquela época, afinal o telhado era de telhas de barro tipo capa e canal..
E então trouxemos para o Bairro do canta galo,   nossa pareia de muares, á mula mais velha se chamava Joia, e á mais nova se chamava Mulata!
Nosso sistema de falar com os amuares era bem diferente dos Itapetininguenses ou Itapetininganos ?
....................perdendo hora para o trabalho..depois continuamos ............


Afinal o arroz bem amarelinho da variedade agulhinha já caia em um só lugar e era bem mais fácil de se ensacar!
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário