domingo, 18 de setembro de 2011

O grande peixe

             O grande Peixe
        Pequeno conto lúdico
      Histórias de pescadores
Esta história nem tínhamos conhecimento;;Uma certa vez fui jogar meu futebol, lá no bairro dos Ta Barros.
E nosso time do piquirá até ganhou a partida de dois a um, até neste jogo ganhei dois refrigerantes de Jair Paia, já quê era normal eu fazer meus golzinhos no futebol  vargeano!
Neste jogo como todas as outras partidas jogadas aos sábados e domingos, onde jogávamos com times do calimã, do sartorelli, jupira, bom retiro, tabarro, santa rosa, manduquinha, cruzeiro, times do gole, vila progresso, entre muitos outros times de cidades vizinhas.
Encontrei o velho amigo Cipriano, até cheguei a jogar um jogo no time dele lá do cruzeiro, onde meu tio Pordo, falou a ele;; sê quiser perder de pouco para o time de Gugu da brama!, Fale pra Cesinha jogar de centro avante pra você!,É o velho Cipriano
Caprichou no time, e fez o famoso catadão, levou goleiro jaú, tigüera, Adãozinho, Mario saúva, boi, toga, tone luk, ge., dalminho, João, Cesinha!
Na reserva tinha, bi, Isaias, Adinã, E MAIS UNS BONS JOGADORES VARGEANOS DE PORTO FELIZ, até ganhamos dos veteranos da união, até tem um endereço virtual do time na rede, União de Porto Feliz, São Paulo, Brasil.
Neste fim de semana jogamos no sábado contra o veterano da união e no domingo contra o time do jupira, ganhamos de oito a dois da união, com o time do cruzeiro onde o dono do time era seu Cipriano, e empatamos de dois a dois com o time de preto lá do jupira, contra o time do união só joguei meio tempo ou seja 45 minutos, fiz cinco gols, João dois e adãozinho um, depois chegou uns cara do amador do união!, Já quê gugu da brama ligou desesperado para eles vir correndo acudir o time, e falou pra mim;;E ai Cesar vai pisa mesmo? Ai eu falei ao senhor Cipriano quê tinha de jogar no time de Donizete, e quê domingo tinha jogo contra o jupira, ai seu Cipriano falou;; É o time de preto é bom pra caramba, tem trez irmãos quê jogam bem pra caramba, eu acho quê o jupira ganha!,É empatamos de dois a dois, eu fiz um e Evair do formigueiro fez o outro, no sábado e domingo fiz seis gols, quanto gol já fez até hoje, não contei! Mais já foram muitos.

BOM VOLTANDO AO JOGO LÁ DO TABARRO
Meu amigo portofelizense, falou pra mim;; E ai você sabia quê no rio da gruta de  nossa senhora mães dos homens,aviam grandes peixes como o jaú e a piracanjuva, entre as piavas alambari cascudos e mandis, e muitos outros peixes de água doce.

A abundancia de peixes era tanta, quê podia sê ver na flor das águas, ou em plena superfície!
Meu avô me contou quê certa vez ele pegou um jaú com mais de cem kilos, em uma corda de espera iscada com coração de boi!
Ai eu falei a ele;; Mais como seu vovô Zinho conseguira tirar o grande peixe das águas do famoso rio da gruta de porto feliz?

Meu amigo me respondeu;; Nossa ele lutou o dia inteirinho com o grande peixe jaú, e até teve de emprestar a barcaça dos bandeirantes para poder resgatar a corda quê sê soltou do pé da ainda jovem paineira, quê fica em frente as ocas dos índios da gruta, onde as araritaguabas tina seus ninhais junto as casas das andorinhas e ninhos de beija flores!
Naqueles tempos os bandeirantes aviam acabados de chegar a porto feliz, e até o ajudaram na pescaria do jaú?
Conta ele quê o grande jaú arrastou a barcaça dos bandeirantes, rio a cima, e ao chegar ao encontro do ribeirão da avecuia, saio do famoso rio e cegue ribeirão a cima, arrastando a barcaça dos bandeirantes, diz quê o grande peixe só parou por que chegou quase a nascente do afluente da avecuia, quê pertence hoje a família do saudoso, Mario George Pereira, ONDE CONSERVA AS MATAS DAS ENCOSTAS ATÉ DIAS DE HOJE, e até plantou mais arvores para recuperar ainda mais as margens!



Ai eu falei a ele;; Mais ai para tirar o peixe da água?
Ele me respondeu;; Não foi preciso! Sê para sobir o rio e o ribeirão contra a força das águas foi fácil, Imagina para ele voltar de volta para a gruta!
Os bandeirantes o ajudaram a virar o jaú para o lado da corredeira, e parece quê o grande peixe já sabia o caminho de volta, mais quase sê perdeu perto do pequeno afluente do sarpincho, não muito distante do chiririca!
Pô você mora em porto feliz e não sabia desta história onde os bandeirantes fizeram parte!!!!!!
piadinha
Bom eu falei a ele;; Eu sabia da historia do jaú e a piracanjuva, o jaú gostava da malvada pinga lá do alambique de Bastião Diana, e sempre enganava sua esposa a piracanjuva.
Até teve um dia quê ele jogou um paralepipeto dentro do poço só para sua esposa piracanjuva abrir a porta pra ele!
A coitada da piracanjuva pensou quê ele avia sê jogado dentro do poço, e correu desesperada para abrir a porta, para poder socorrer o pinguço embriagado com a famosa cachaça!

Mais teve outro dia quê ele chegou cedo... Tipo quatro horas da manhá, e chegou todo romântico!
E chamava.... Piracanjuva meu amor abra a porta, eu trouxe a mais lindas das flores de barrancos de águas doces para você meu amor das águas doces!

A piracanjuva toda eufórica correu para abrir a porta para o peixe embriagado jaú!

Ao ver a porta aberta jaú entrou e já foi diretamente para o sofá, quê já estava arrumado para ele curar suas pingaiadas.
A piracanjuva já brava falou;; Ué Quede a flor mais linda do rio de águas doces?
O jaú olhou firme para sua amada piracanjuva e disse;; Ué quede a piracanjuva mais linda das águas doces........

Traduza ou corrija este texto para seu idioma, caso queira trocar o nome do famoso rio, e o nome dos jogadores vargeano citados para poder dar enfaze ao texto, é você quem decide.

O texto doado é super diferente, quem sabe se o seu texto não fica melhor!!!!!
Quantas flores de barranco de águas doces você conhece.
A samambaia e as avencas são flores?
Ou são folhagens!
Você sabe tudo sobre as flores de águas doces!
Ou sobre as folhagens!
Então você ganhou mais um dez.

Á e retificando a historia do grande peixe jaú e sua amada piracanjuva, o peixe jaú era motorista,e só tomava suas cachaças as sextas, já quê passava o sábado todo com a famosa ressaca e fortes dores de cabeça, mais no domingo sempre acordava cedo e acistia a primeira missa, junto a sua amada piracanjuva e seus filhos, o grande peixe jaú sempre foi um bom motorista e nunca bebeu bebidas alcoólicas para dirigir, e sempre quê decidia desbaratinar a rotina, freqüentava o bar mais próximo, após guardar seu veiculo de rodas, e avisar sua amada piracanjuva para trancar a porta.

Quanto a historia das águas limpas das décadas de 1940 e 1950 contadas por um de meus amigos, com certeza é fictícia, e é mais para recordar o quanto eram limpas as águas de todos os afluentes e nascentes em todos os continentes.

Hoje graças à nova geração de educadores, as crianças estão bem mais informadas quê os adultos, e sê por acaso alguma criança catar o lixo quê vocês jogaram nas ruas, nos pontos próximos as coletas de recicláveis! Não sê assuste afinal os tempos mudaram!
E graças a todas as pessoas quê sê preocupa com o velho amigo, não dependendo de suas idades.
Á de sê dizer quê as águas já estão bem mais limpas.
Basta olhar para as águas da gruta, para sê lembrar das décadas de 70, 80, e 90!
Dá para ter alegria de saber quê as coisas esta melhor para o famoso rio.
E meu amigo lá do chiririca diz quê o rio esta trinta por cento mais limpos!
Mais pessoalmente eu quê passava todas as terças e quintas, para treinar na Associação, nas décadas de 80 e90, posso dizer quê em minha penúltima visita a santa gruta, é notável a melhora da saúde do rio!
E já não sê vê mais peixes ofegantes tentando respirar na superfície, e até os lixos flutuantes diminuiu a olhos vistos.
Até em um passeio de um outro amigo meu, O mesmo me disse, quê o forte cheiro de poluição das marginais, pinheiros e tiete também diminuiu?
Será?
Bom com certeza a reciclagem de pets e papelões, ajudam bastante a saúde dos rios de todos os continentes do planeta terra, ou do velho amigo caso prefira.



     
 
         

  
    
         
    
         


           

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário